COVID-19 - Consultas apenas com marcação prévia!

Tratamentos com Laser

Odontopediatria com laser
A criança está em constante evolução e crescimento, o que a torna num paciente odontológico diferente do adulto, com necessidades de tratamento pessoal e dentário específico em cada momento.

O objetivo de um tratamento precoce deve ser o restabelecimento das condições normais para um ótimo crescimento, desenvolvimento e funcionamento. Nestes casos, o sucesso do tratamento dentário não se relaciona apenas com a realização do mesmo, mas também com o desencadear de uma atitude positiva na criança e seus responsáveis para com a prevenção e manutenção da saúde oral. Para o atendimento odontopediátrico o recurso a técnicas mais simples, rápidas, precisas, menos desgastantes e invasivas é sempre a melhor opção.

O recurso ao laser tem como principal benefício a sua menor duração por forma a tornar o procedimento o menos traumático possível.

O laser em tratamentos dentários realizados em crianças permite, entre outras vantagens, minimizar a necessidade de se recorrer a anestesia, evitar o barulho e a vibração provocados pela broca, aspetos estes que muitas vezes são responsáveis por causar odontofobia. Desta forma, prevê-se que o recurso a esta tecnologia permita estabelecer uma melhor relação com o paciente, o que se revela um aspeto muito benéfico quando se trata de crianças.

Em odontopediatria, o tratamento com laser revela-se particularmente vantajoso em frenectomias para reposicionamento do freio labial ou lingual, uma vez que melhora todo o procedimento, desde a redução do sangramento (efeito hemostático), maior facilidade para visualização da área cirúrgica e desinfeção da ferida e menor quantidade de anestesia.
Endodontia com laser
Segundo alguns estudos, o Laser melhora a preparação dos canais, aumentando a capacidade de limpeza, ao remover o smear layer dos canalículos dentinários.

 Proporciona paredes lisas e uniformes, sendo coadjuvado pelo uso de limas. A flexibilidade e o alcance da fibra ótica do Laser permitem o acesso a canais de geometria difícil.

Vitrifica os canais, reduzindo a permeabilidade da dentina e descontamina os canalículos dentinários. Adicionalmente faz a remoção do tecido pulpar, sem provocar um aumento excessivo da temperatura quer nos canais radiculares quer nos tecidos periapicais.
Dentisteria com laser
Em dentisteria o Laser pode ser utilizado como método de substituição ou complementar ao método convencional, melhorando a preparação da cavidade para restauração.
Esta técnica traz inúmeras vantagens destacando-se a diminuição e, em muitos casos, supressão da anestesia, redução do recurso à broca e, por tal, do barulho e vibração que lhe estão associados, e a rapidez se considerarmos que grande parte das vezes não necessitamos anestesiar nem esperar que a anestesia atue.

Descontamina a cavidade e vaporiza o tecido cariado, preservando o tecido saudável.

Tem uma ação minimamente invasiva e diminui o volume da cavidade a tratar.

Vitrifica o esmalte e a dentina e sela os túbulos dentinários.

Reduz a sensibilidade dentária e diminui a permeabilidade bacteriana.
Cirurgia oral com laser
A Cirurgia Oral é uma das especialidades em que o uso de Laser apresenta maiores potencialidades, dado que é uma ferramenta ideal para o tratamento de tecidos moles.

Destacam-se, como principais vantagens, a hemostasia, o menor trauma cirúrgico, a redução do edema, a rápida cicatrização e, em muitos casos, a ausência de dor, aspetos que se traduzem numa evidente melhoria do pós-operatório.

A ação do Laser permite o corte acompanhado de um efeito hemostático, o que torna possível manter o campo operatório limpo (controlo hemorrágico) e reduzir a reação inflamatória e a ferida cirúrgica. O facto de, em muitas situações, dispensar suturas traduz-se num menor trauma cirúrgico, menor lesão dos tecidos subjacentes, menor contração da ferida cirúrgica, menor edema pós-operatório e ausência de medicação pós-cirúrgica. Permite ainda que a intervenção cirúrgica seja feita apenas com recurso a anestesia mínima ou que, em alguns procedimentos, a anestesia seja mesmo inexistente.

O Laser apresenta ainda outras importantes vantagens, nomeadamente, a redução do tempo de intervenção cirúrgica, a melhoria do pós-operatório e, de acordo com alguns estudos, o menor índice de recidivas em determinadas lesões, sendo indicado para o tratamento de pacientes com cardiopatias, diabéticos e com discrasias sanguíneas.
Periodontologia com laser
O recurso ao Laser na periodontologia apresenta algumas vantagens, tais como a descontaminação das bolsas com recurso ao Laser Er:YAG. (Procedimento  aprovado pela American Periodontal Association)

O Laser é um instrumento complementar dos métodos convencionais de destruição do biofilme bacteriano, permitindo descontaminar a lesão e eliminar a carga bacteriana responsável pela infeção.
O Laser remove tecidos duros e moles indispensáveis à realização de muitos dos procedimentos periodontais com elevada precisão, facilidade e rapidez.
Implantologia com laser
Alguns estudos indicam que a utilização de Laser é promissora na melhoria da osteointegração e no tratamento de perimplantites.

As vantagens do Laser podem ter importância no tratamento de casos clínicos em condições potencialmente desfavoráveis para osseointegração, regiões anatómicas de menor qualidade óssea e em implantes com baixa estabilidade primária ou que venham a ser submetidos a carga imediata. Nos casos de perimplantite, o uso do Laser permite a remoção do tecido granuloso na zona do implante, promovendo a descontaminação bacteriana e a bioestimulação dos tecidos.

Quando é necessária uma segunda cirurgia, o recurso ao Laser facilita a colocação do parafuso de cicatrização no implante, de uma forma precisa, sem recorrer a anestesia ou utilizando apenas a anestesia tópica. A trepanação da cortical óssea é facilitada pela forma precisa com que é feita, permitindo a colocação de brocas e a preparação do leito implantar de forma rápida e segura.

Em caso de urgência ligue

919 207 787 (Chamada para a rede móvel nacional)

Clínica Dentária Dr. Lourenço Mota
Horário de funcionamento
  • Segunda - Sexta
  • Sábado
  • Domingo
Av. Cidade de Salamanca, Ed. Europa II, 1º Esq.
6300-538 Guarda

Registo ERS: E104395

Images by © joomshaper

Image